top of page

A Empresa é justa?


Inicio fazendo outra pergunta. A sociedade é justa?

A resposta imediata será não.

Pois bem, se a sociedade em que vivemos não é justa e a sociedade está apoiada no meio familiar, que também muitas vezes não é justo. O que diremos da empresa?

Uma empresa é composta de seres humanos que são oriundos de famílias e de um meio social que nem sempre é justo.

Lembrem-se que a empresa não é casa de caridade, e sendo composta de pessoas muitas vezes que possuem pontos de vista diferenciados, busca ainda basicamente o lucro.

Ter lucro não é anti-ético. O lucro excessivo o é, pois parte do princípio que para alcançar um excelente retorno financeiro, as pessoas são usadas não como peças fundamentais para alcançar resultados, mas apenas como parte da máquina funcional.

Para muitos empresários o ser humano é apenas mais uma peça da engrenagem financeira. Mas os tempos estão mudando. O nosso Brasil está visualizando que uma nação é composta de cidadãos que defendem seus ideais.

Esses se interessam pelo que acontece ao seu redor, procuram atuar de maneira a ajudar e desenvolver o próximo. Prova disso é o incrível crescimento do número de ONGs, que temos assistido nos últimos anos. Eu pessoalmente participo de algumas. Sou também Rotariano.

O conceito de justiça passa pelo princípio da moralidade e da ética. A ética tem sido muito cobrada em nossos dias, mas o que temos visto é a descoberta de padrões totalmente imorais.

Para termos certeza disso, basta lermos os jornais todos os dias, ou mesmo as revistas semanais de grande circulação. O que podemos fazer para melhorar essa situação?

Uma maneira de podemos ajudar é recuperando os princípios cristãos que muitos de nós aprendemos no início de nosso vida escolar.

Hoje, as igrejas evangélicas tem recebido cada vez mais adeptos, principalmente por que tem resgatado tais princípios. Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar. Para aqueles que assistiram ao filme “Paixão de Cristo”, puderam comprovar o que significou para ELE seus princípios de amor ao próximo e sua crença no PAI.

Sou um profissional que atuou em empresa multinacional, hoje desenvolvo meu trabalho em empresa dedicada a educação empresarial, sou professor universitário e também consultor. Em todos esses ambientes tenho atuado seguindo os princípios cristãos.

Acredito neles. É a palavra de DEUS e de JESUS que me fazem suportar as injustiças desses nossos dias. Cada um de nós recebeu ensinamentos que foram baseados nas crenças e valores de nossos pais e antepassados. Muitas vezes repetimos que no passado as coisas eram diferentes.

Acertavam-se os acordos no fio do bigode.

A resposta básica para mudarmos o status quo, é lutarmos por mais justiça e principalmente pela honestidade em nosso país, no ambiente social que convivemos e também no local do trabalho.

Abraços

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
bottom of page